Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

CAVIDADE NASAL

Nariz


Orgão importante do ponto de vista funcional, sua tarefa consiste em conduzir a passagem do ar inspirado para a região olfatória .
O arcabouço do nariz no terço superior é composto pelos ossos nasais que se comunicam pela sutura internasal. Os dois terços restantes são móveis, uma vez que são compostos por cartilagem hialina, sua composição se dá:
  • Cartilagem do septo nasal: participa da formação do dorso nasal e da formação do septo nasal;

  • Cartilagem triangular(nasais laterais): aliam-se à cartilagem do septo pela lateral e formam um reforço da parede lateral do nariz.

  • Cartilagem alar maior: esta estrutura define a ponta do nariz.
As duas verdadeiras cavidades nasais vão do límen do nariz até as cóanas, sendo separadas pelo septo nasal. Este é composto por:
  • Uma parte óssea formada pelo vômer e pela lâmina perpendicular do osso etmóide;

  • Uma parte cartilaginosa, de cuja estrutura participam a cartilagem do septo nasal e a cartilagem vomeronasal.
Paredes internas: de cada lado do nariz destacam-se três conchas nasais. Enquanto que do lado medial permanece uma passagem conjunta contínua, o meato nasal comum. Nas laterais, entre o soalho da cavidade nasal e a concha inferior encontra-se o meato nasal inferior, no qual desemboca o canal nasolacrimal. Já entre as conchas inferiores e a média encontra-se o meato nasal médio, no qual desembocam o seio frontal , o seio maxilar, bem como as células etmoidais anteriores e médias. E finalmente, entre as conchas média e superior, está o meato nasal superior, no qual desembocam as células etmoidais posteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário