Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

OSSO TEMPORAL

Osso
OSSO TEMPORAL
Par/Impar
Par
Articula-se
Occipital, Parietal, Zigomático, Esfenóide e Mandíbula.
Características
Participa da formação de duas fossas cerebrais, a cápsula óssea para o órgão auditivo e de equilíbrio, bem como a orelha média. É constituido de três partes:
*Parte Escamosa
*Parte Timpânica
*Parte Petrosa
Partes
   -Parte Escamosa: a escama do osso temporal une-se externamente com o zigomático através do processo zigomático. Na raiz deste apêndice, encontra-se o tubérculo articular seguido da fossa mandibular. Na face temporal da escama, encontra-se o sulco da artéria temporal mediana que ascende de forma íngreme, já no lado interno encontra-se o sulco da artéria meníngea média.  
   -Parte Timpânica: delimita o meato acústico externo em suas partes inferiores e laterais, bem como sua entrada. Em direção descendente esta parte termina no processo estilóide.
   -Parte Petrosa: possui forma de pirâmide de três lados, tendo sua base na parede craniana lateral, e suas pontas direcionadas para o lado ventromedial. Atrás do meato acústico externo encontra-se o processo mastóide
Comentários
   Na parte escamosa encontram-se o processo zigomático e a fossa mandibular, na parte Petrosa encontram-se o processo estilóide, processo mastóide e o meato acústico interno e o forame jugular. Já na parte Timpânica encontra-se o meato acústico externo.
Fonte: K. Rosenbauer, J. Engelhardt, H. Koch, U. Stüttgen. Anatomia clínica de cabeça e pescoço aplicada a odontologia.




Na imagem acima, infelizmente, não se pode identificar as margens do osso temporal. Em breve, traremos uma imagem melhor.


Imagens de peças não naturais.


Mais imagens:
http://biology.clc.uc.edu/fankhauser/Labs/Anatomy_&_Physiology/A&P201/Skeletal/skull/temporal_inside_PA281028.JPG
http://biology.clc.uc.edu/fankhauser/Labs/Anatomy_&_Physiology/A&P201/Skeletal/skull/temporal_L_below_PA281047.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário