Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Seios paranasais


     São as partes ósseas pneumatizadas dos ossos maxilar, frontal, etmóide e esfenóide em contato com a cavidade nasal.


  •      Células etmoidais: trata-se de pneumatizações menores e de número variado do osso etmóide. Estão localizadas na parte superior da parede nasal lateral, ou seja aproximadamente entre a cavidade nasal e a órbita, sendo chamadas de células etmoidais anteriores, mediais e posteriores.

  •      Seio esfenoidal: está localizado na parte posterior do teto da cavidade nasal. Trata-se de uma pneumatização pequena em par do corpo do esfenóide, cuja parede divisória em geral não está em posição mediana, de modo que surgem espaços ocos de tamanhos diferentes. Suas paredes laterais estão justapostas à artéria carótida interna e ao seio cavernoso.

  •      Seio frontal: pneumatização par do osso frontal, separada apenas por uma fina parede intermediária. Ele pode estar restrito ao osso frontal, mas também pode pneumatizar a parte orbital.

  •      Seio maxilar: a parede superior separa os seios maxilares da órbita; a parede posterior é formada pelo túber da maxila, e a parede anterior estende-se do soalho orbital até o rebordo alveolar maxilar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário